fbpx

Análise do mercado :: semana 03 à 07 de Maio

A última semana foi alentadora, pois tivemos um incremento significativo no ritmo de vacinação no país. Aparentemente o pior vai ficando para trás, pouco a pouco.

A arrecadação de impostos começa a dar sinais de recuperação e isso é um indicador importante para a economia.

Alguma privatizações, como a da CEDAE no Estado do Rio de Janeiro surpreenderam positivamente e são uma luz no fim do túnel, pois somente com um Estado menor e mais eficiente reduziremos as possibilidades de corrupção, que tanto drenam as riquezas do país.

Temos ainda um grande caminho pela frente, mas precisamos acreditar que lograremos êxito nessa jornada evolutiva do país que tanto amamos.

Nesta semana teremos um calendário econômico repleto de eventos importantes que podem ser o gatilho para movimentos mais amplos do mercado. Precisamos estar atentos a este fato e reagir adequadamente.

Análises gráficas

As análises abaixo refletem apenas opiniões de cunho pessoal, e não ecoam de maneira alguma qualquer tipo de recomendação de investimento. Além disso, as mesmas são estritamente gráficas, e não consideram qualquer variável adicional, incluindo as citadas no início desse texto.

Ibovespa

Após alcançar o objetivo que traçamos nas análises anteriores, na casa dos 121mil pontos, o índice futuro brasileiro sentiu forte resistência, e agora vem operando de forma relativamente lateral.

O rompimento da região de 122 mil pontos seria um sinal bastante altista, embora ainda possamos visitar a região de 116.800 pontos antes de uma retomada mais consistente da alta. Concorda? Deixe seu comentário logo abaixo…

Contratos de dólar futuro

Os contratos futuros de dólar sentiram o suporte na região de 5320 pontos e reagiram até 5460 pontos. Observem que houve o rompimento de uma linha de tendência de baixa importante.

A grande questão é como a moeda americana irá comportar-se num contexto global. Vejam a seguir nossa análise do índice DXY, que pode ser um bom termômetro para essas perspectivas.

DXY

S&P 500

O principal índice americano atingiu nesta última semana o objetivo que já vínhamos mencionando desde o 4o trimestre do ano passado. 

A grande dúvida agora é como irá fechar nesta semana. Se algum dia o mercado fechar abaixo de 4170 pontos, pode ser uma sinalização negativa. Veja nosso comentário a seguir.

Commodities / Metais / Bitcoin

Também como vínhamos mencionando desde o ano passado, o preço do barril de petróleo mais do que alcançou o seu preço pré-pandemia.

“O preço do barril de petróleo WTI rompeu para cima uma consolidação entre os 34-42 USD/bbl que se arrastava desde o início de junho deste ano, caminhando para atingir o seu preço pré pandemia na faixa dos 54 USD/bbl.”

Conforme também mencionamos, havia uma boa probabilidade que o preço continuasse a subir, dado ao otimisto de recuperação econômica pelos mercados, e o corte de Capex (investimento) realizado pelas empresas do setor de óleo e gás, sugerindo um futuro possível de desequilíbrio entre oferta e demanda também para o petróleo.

No entanto, os preços podem chegar em breve num patamar de equilíbrio, com os principais produtores reduzindo os cortes de produção realizados durante o período econômico mais intenso da pandemia.

Minério de Ferro

O preço do minério de ferro fez nova máxima nos 193 dólares, alvo que havíamos comentado nas análises anteriores. Vejam vídeo abaixo com nossa visão para os próximos dias.

Ouro

O metal aproxima-se novamente da região de 1785-1790, que deve ser um ponto de forte resistência. Uma hesitação nesta região pode ser um belo sinal para considerarmos operações na ponta da venda. Vejam nossos comentários no vídeo a seguir.

Agenda econômica

O calendário econômico desta semana será bastante importante, como ilustra as agendas abaixo extraídas do investing.com. 

Se este conteúdo lhe foi útil de alguma forma, não esqueça de compartilhar nas listas de discussão que você participa.

Aproveitamos também para agradecer as 1.280 inscrições e convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube:

 

Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, TwitterInstagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos. 

Produtos para investidores



Leia também…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

twelve − 11 =