fbpx

Análise do mercado :: semana 05 à 09 de Abril

Aparentemente temos o Brasil entrando nos trilhos, no que diz respeito ao ritmo de vacinação. De acordo com o levantamento do Jornal O Globo, junto às Secretarias Estaduais de Saúde, atualmente quase 20 milhões de pessoas já foram vacinadas.

Quando comparamos os percentuais de população vacinadas em outros países, tudo indica que o Brasil deverá colocar-se em uma posição de destaque, muito em breve.

Apesar das perspectivas mais animadoras no contexto da vacinação, temos ainda uma série de governos aumentando suas restrições, antecipando feriados, com o objetivo de conter o avanço da doença. Naturalmente essas medidas acabam por agravar ainda mais a situação econômica do país, e de seus próprios Estados, e principalmente da população menos favorecida.

Como citamos no semanal anterior quaisquer decisões nesse contexto são dificílimas, mas o aumento da pobreza, a falta do que comer, o desespero, chega infelizmente mais forte na ‘casa’ de muitos brasileiros.

A guerra política e o nível de preparo desta classe, seus interesses individuais se sobrepondo como sempre ao coletivo e o extremismo / desequilíbrio ideológico evidente na sociedade, postergam uma recuperação tão necessária e urgente para a nossa nação.

E se já não bastasse, um momento que reivindicar, protestar, se torna um ato egoísta e perigoso, nos deparamos com a inversão, ou melhor dizendo, a intervenção jurídica do significado ‘o que é o bem e o mau’.

E assim, caminhamos… como a nação do futuro que nunca chega…

Análises gráficas

As análises abaixo refletem apenas opiniões de cunho pessoal, e não ecoam de maneira alguma qualquer tipo de recomendação de investimento. Além disso, as mesmas são estritamente gráficas, e não consideram qualquer variável adicional, incluindo as citadas no início desse texto.

Ibovespa

Após alcançar o objetivo que traçamos nas análises anteriores, na casa dos 120mil pontos, o índice futuro brasileiro sentiu forte resistência, e após uma correção acentuada, vem operando de forma relativamente lateral.

Continuamos com um o alvo na região dos 120 mil pontos, no entanto, o teste dos 107 mil pontos também pode ser uma possibilidade, caso o mercado feche abaixo de 113 mil pontos algum dia na semana que inicia-se.

Contratos de dólar futuro

Os contratos futuros de dólar sentiram a resistência na região de 5800 pontos e cederam até 5640 pontos. Agora encontram-se mais ou menos na metade do caminho, por volta do 5720 pontos.

Mesmo diante de um aumento da taxa de juros, e um outro aumento já contratado, o Dólar se valorizou frente ao Real nos últimos dias, com um misto do maior agravamento da já delicada situação fiscal do país, e pela valorização da moeda americana no cenário externo.

O índice DXY reforça acabou rompendo com força um importante suporte para cima, sugerindo uma trajetória de recuperação, impulsionado também pelo aumento das taxas dos títulos americanos de dez anos. Abaixo podemos ver o que parece ser a formação de uma bandeira de alta que, se confirmada, poderia levar o DXY a testar a região de 94.400 pontos nos próximos dias.

S&P 500

O principal índice americano atingiu nesta última semana o objetivo que já vínhamos mencionando desde o 4o trimestre do ano passado.  

“rompeu a consolidação marcada pelo retângulo em preto no gráfico a seguir, e vem produzindo novos topos históricos, no qual enxergamos um potencial de valorização para a faixa dos 3.900 / 4.000 pontos no médio prazo (pela projeção para cima da amplitude do retângulo mencionado – conforme setas em cinza no gráfico abaixo).”

Commodities / Metais / Bitcoin

Também como vínhamos mencionando desde o ano passado, o preço do barril de petróleo mais do que alcançou o seu preço pré-pandemia.

“O preço do barril de petróleo WTI rompeu para cima uma consolidação entre os 34-42 USD/bbl que se arrastava desde o início de junho deste ano, caminhando para atingir o seu preço pré pandemia na faixa dos 54 USD/bbl.”

Conforme também mencionamos, havia uma boa probabilidade que o preço continuasse a subir, dado ao otimisto de recuperação econômica pelos mercados, e o corte de Capex (investimento) realizado pelas empresas do setor de óleo e gás, sugerindo um futuro possível de desequilíbrio entre oferta e demanda também para o petróleo.

No entanto, os preços podem chegar em breve num patamar de equilíbrio, com os principais produtores reduzindo os cortes de produção realizados durante o período econômico mais intenso da pandemia.

O preço do minério de ferro aós atingir sua máxima histórica, e fazer uma breve correção em cima de uma linha que liga dois importantes topos, opera neste momento de forma consolidada.

Ouro

O metal revisitou a região de 1685 e subiu com força. Parece que nesta semana existe a chance de reteste do patamar de preços de 1755 dólares. Vamos observar com atenção. Por outro lado, um fechamento abaixo de 1680 poderia ser bastante negativo para o metal.

Agenda econômica

O calendário econômico desta semana será bastante importante, como ilustra as agendas abaixo extraídas do investing.com. 

Se este conteúdo lhe foi útil de alguma forma, não esqueça de compartilhar nas listas de discussão que você participa.

Aproveitamos também para agradecer as 1.240 inscrições e convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube:

 

Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, TwitterInstagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos. 

Produtos para investidores



Leia também…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

15 − 2 =