Nesta semana, teremos a divulgação de resultados de muitas empresas nos EUA.

Os dados de número de contágios diários no mundo de COVID-19 parecem ceder, pouco a pouco. Será que isso pode trazer uma perspectiva de otimismo?




Vale relembrar sobre os riscos que estarão em pauta no ano de 2021:
(i) Nos próximos meses teremos em teoria a comprovação se as vacinas terão a capacidade de reduzir a atual curva de contágio e de óbitos, como desejamos.
(ii) Diversos bancos centrais já deixaram de forma clara que as taxas de juros baixas vieram para ficar, e por tempo ‘indeterminado’, o que de fato é um mecanismo poderoso para a expansão das economias. Mas o que poder fazer essa dinâmica ficar pressionada? A sombra da inflação talvez seja a variável mais óbvia e mais temida.


Obviamente que existe uma grande quantidade de outras variáveis como reformas e privatizações, quanto outras de escopo global, que não foram listadas nesse breve texto.
Contudo, o objetivo aqui é somente pontuar, que o clima tende a ser claro, mas com possíveis tempestades de duração indeterminada ao longo do caminho.
Análises gráficas
As análises abaixo refletem apenas nossas opiniões pessoais, e não representam qualquer tipo de recomendação de investimento. Além disso, as mesmas são estritamente gráficas, e não consideram qualquer variável adicional.
Ibovespa

Contratos de dólar
Os contratos futuros de dólar vêm apresentando uma volatilidade absurda. O gráfico abaixo dispensa comentários adicionais.
O rompimento da região de 5515, poderia levar o mercado a retestar o 5833 novamente, nos próximos dias. Um fechamento abaixo de 5330 poderia levar o mercado a retestar a região de 5233.
Observem que não há uma tendência clara definida no ativo e isso dificulta operações de prazo mais alongado.

O índice DXY atingiu uma região de suporte que não era alcançada desde o início de 2018. Agora parece reagir com o rompimento da linha de tendência de baixa que vinha sendo respeitada há praticamente 1 ano!
Na última 6a. feira os vendedores retomaram o controle do ativo. Teremos uma semana decisiva que pode apontar a direção da moeda americana, nas próximas semanas.

S&P 500
O principal índice americano parece que irá testar os 4.000 pontos em breve, região que deve ser difícil de ser superada facilmente por ser um número redondo.
No médio prazo temos o alvo de 4.600 pontos, que já mencionamos em outros relatórios semanais.

Commodities / Metais / Bitcoin
Seguindo o otimismo global, as commodities também vêm se valorizando ao longo dos últimos dias / semanas.
O preço do barril de petróleo WTI rompeu para cima uma consolidação entre os 34-42 USD/bbl que se arrastava desde o início de junho deste ano, atingiu o seu preço pré pandemia na faixa dos 54 USD/bbl e encontrou resistência, que também já foi superada. Alvo mais imediato por volta dos 59 dólares e de médio prazo por volta dos 63 dólares.

O preço do minério de ferro interrompeu sua trajetória de alta, após subir de forma impressionante, atingindo máximas históricas, puxado por uma forte demanda de aço pela China, que vem investindo massivamente em infraestrutura como forma de aquecer a sua economia, e pela expectativa de recuperação econômica de outras regiões em 2021. Há 2 semanas atrás indicamos que seria saudável se o ativo revisitasse os 150 dólares, o que de fato ocorreu como podemos observar no gráfico abaixo:

Ouro / Bitcoin
O metal precioso vem oscilando dentro de um canal de baixa amplo, no gráfico diário. Se este canal continuar sendo respeitado, poderemos ver o metal sendo negociado abaixo de 1700 dólares nas próximas semanas. Para isto acontecer o suporte de 1785 dólares precisa ser perdido. Como estamos falando do gráfico diário este pode ser um movimento que levaria semanas para acontecer.
O Bitcoin por sua vez, após acelerar sua valorização e alcançar um patamar próximo aos 42mil dólares, deverá encontrar resistência na região de 49 mil dólares nas próximas semanas. A superação dos 42 mil dólares seria a confirmação de um pivot de alta, que é um padrão gráfico que indicaria perspectiva de alta nos próximos dias.
Enxergamos ainda um potencial de alta para ambos os ativos, devido à farta impressão de dinheiro no planeta via políticas monetárias e fiscais, e riscos econômicos significativos com importante chance de materialização.


Agenda econômica
A agenda econômica desta semana traz uma série de divulgações importantes. Sumarizamos abaixo apenas aqueles listados como os mais importantes e que podem trazer mais volatilidade aos mercados.

Se este conteúdo lhe foi útil de alguma forma, não esqueça de compartilhar nas listas de discussão que você participa.
Aproveitamos também para agradecer as 1.170 inscrições e convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube:
Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, Twitter e Instagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos.