fbpx

Análise do mercado :: semana 15 à 19 de Fevereiro

Nestes últimos dias / semanas, observamos os índices americanos se valorizando de forma importante, enquanto o ibovespa vem aparentemente aguardando sinais mais claros dessa nova composição nas presidências do congresso, e de onde virá o dinheiro para a já anunciada extensão do auxílio emergencial.

Mas antes de qualquer coisa, trazemos abaixo a evolução dos números relativos à covid-19 no mundo.

Conforme gráficos acima, observamos uma queda importante no número de contágio e óbitos no mundo, e também um determinado progresso na vacinação em diversos países. Contudo, ainda não é possível fazer uma associação direta de causa e efeito entre estes (mas esperamos que se possa em breve)…

Na primeira análise semanal deste ano, discorremos com ênfase sobre o risco de inflação, que é uma variável crucial para a continuidade desta política extremamente expansionista adotada por muitos governos. A recuperação atual nos preços do barril de petróleo, commmodity que impacta diversas cadeias de produção, pode ser o ingrediente adicional para acionar a bandeira vermelha de um possível sintoma inicial dessa inédita ‘experiência’ fiscal e monetária.

Além disso, o aumento desenfrado da dívida pública, principalmente em países emergentes como o Brasil, é uma outra variável que pressiona as taxas de juros para cima, podendo afetar de certa forma a precificação recente dos índices acionários para baixo. No último relatório macro divulgado pelo Itaú, a projeção da taxa de juros para 2021 foi mantida em 3,5% (atualmente em 2,0%), contudo a de 2022 foi aumentada para a casa dos 5% (ante 3,5%)

Embora a tendência primária da maioria dos mercados seja de alta, as super valorizações produzidas desde o ano passado atreladas à atual conjuntura econômica ainda muito frágil, nos fazem lembrar de um antigo ditado… Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Análises gráficas

As análises abaixo refletem apenas opiniões de cunho pessoal, e não ecoam de maneira alguma qualquer tipo de recomendação de investimento. Além disso, as mesmas são estritamente gráficas, e não consideram qualquer variável adicional, incluindo as citadas no início desse texto.

Ibovespa

Como escrevemos em uma das nossas análises semanais anteriores, o próximo alvo do principal índice acionário brasileiro seria o seu topo histórico na faixa dos 120mil pontos – objetivo alcançado na última semana de 2020.

Pela força das últimas barras, o alvo a seguir passa a ser a região dos 140mil pontos – assumindo que o descanso / correção que o levou dos 105mil aos 93mil pontos foi apenas a confirmação de uma bandeira de alta, claramente configurada conforme gráfico abaixo.

Contudo, é fundamental ficar atento ao seu comportamento nos próximos dias / semanas, já que este rejeitou uma importante região de resistência definida pelo canal de alta estabelecido desde 2016.

As decisões em torno das variáveis descritas no início desse texto podem ser cruciais para uma correção mais profunda, ou para a retomada da tendência de alta.

Contratos de dólar

Os contratos futuros de dólar vêm trabalhando dentro de uma ampla congestão, conforme o retângulo destacado no gráfico abaixo.

Assim como o nosso índice acionário, a trajetória da moeda americana frente ao real poderá se definir de forma mais clara diante das questões domésticas relativas ao endividamento público e taxas de juros.

O índice DXY reforça a tendência de enfraquecimento do dólar perante às outras moedas, e o rompimento para baixo da consolidação mais recente (marcada por duas linhas horizontas e paralelas em preto na parte inferior à esquerda do gráfico abaixo), sugerem que o dollar index poderá buscar as mínimas que não são alcançadas desde o início de 2018.

S&P 500

O principal índice americano atingiu nesta última semana o objetivo que já vínhamos mencionando desde o 4o trimestre do ano passado.. 

“rompeu a consolidação marcada pelo retângulo em preto no gráfico a seguir, e vem produzindo novos topos históricos, no qual enxergamos um potencial de valorização para a faixa dos 3.900 / 4.000 pontos no médio prazo (pela projeção para cima da amplitude do retângulo mencionado – conforme setas em cinza no gráfico abaixo).”

Contudo, dúvidas sobre questões inflacionárias e fiscais também começam a pairar sobre a cabeça dos investidores por lá.

Commodities / Metais / Bitcoin

Seguindo o otimismo global, as commodities também vêm se valorizando ao longo dos últimos dias / semanas.

Também como vínhamos mencionando desde o ano passado, o preço do barril de petróleo mais do que alcançou o seu preço pré-pandemia.

“O preço do barril de petróleo WTI rompeu para cima uma consolidação entre os 34-42 USD/bbl que se arrastava desde o início de junho deste ano, caminhando para atingir o seu preço pré pandemia na faixa dos 54 USD/bbl.”

Existe uma boa probabilidade que o preço continue subindo, dado ao otimisto de recuperação econômica pelos mercados, e o corte de Capex (investimento) realizado pelas empresas do setor de óleo e gás, sugerindo um futuro possível de desequilíbrio entre oferta e demanda também para o petróleo.

O preço do minério de ferro aós atingir sua máxima histórica, e fazer uma breve correção em cima de uma linha que liga dois importantes topos, reagiu de forma positiva nesta última semana.

Embora tenha saído do radar principal das notícias, qualquer ameça de aumento de contaminação pelo coronavírus na China, poderá provocar uma correção mais acentuada em uma série de commodities.

Como também vínhamos mencionando, o rompimento do canal de baixa marcado pelas duas linhas diagonais e paralelas em cinza, sugeriam graficamente que o cobre poderia alcançar patamares de preços que não eram alcançados há bastante tempo (conforme setas em cinza situadas no canto direito do gráfico abaixo), como aconteceu nestas últimas semanas.

Ouro / Bitcoin

O metal tem uma importante LTB (linha de tendência de baixa – marcada em vermelho) para vencer, para se assim for, retornar à faixa próxima dos 2mil USD.

Num ritmo mais acelerado, o Bitcoin, atualmente a principal cripto moeda do mundo, acelera sua valorização, alcançando um patamar próximo aos 50mil USD, principalmente depois do anúncio de uma aquisição expressiva realizada pela Tesla.

Enxergamos ainda um potencial de alta para ambos os ativos, devido à farta impressão de dinheiro no planeta via políticas monetárias e fiscais, e riscos econômicos significativos com importante chance de materialização.

Agenda econômica

Apesar da semana um pouco mais encurtada devido ao feriado do carnaval, nesta semana teremos a publicação das atas do FOMC e do BCE, eventos estes que costumam trazer mais volatilidade aos mercados.

Se este conteúdo lhe foi útil de alguma forma, não esqueça de compartilhar nas listas de discussão que você participa.

Aproveitamos também para agradecer as 1.170 inscrições e convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube:

 

Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, TwitterInstagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos. 

Produtos para investidores



Leia também…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

11 − 8 =