fbpx

Análise do mercado :: semana 15 à 19 de Março

Na análise retrasada, ressaltamos de forma bem resumida de como nos encontramos numa situação muito difícil em termos econômicos como país.

Os efeitos, que tiveram e ainda tem como causa principal esta atual pandemia (e de como esta tem sido tratada pelos nossos gestores), são vistos à olhos nú. Seja pela perda de vidas, de empregos, de negócios, de perspectivas… Basta olhar para o lado, para as ruas, para dentro, e ver…

Somado à isso, a inflação avassala o poder de compra de uma população que sempre foi demasiadamente carente de tudo, por disputas políticas-jurídicas históricas, e que se acentuam num momento delicadíssimo, e totalmente descabido. Mas eles não estão preocupados com isso. Nunca estiveram…

A anulação das condenações do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva nesta semana, já recorrida pela PGR, criam um precedente inacreditável. O próprio ex-deputado Eduardo Cunha já entrou com um pedido de suspeição do ex-ministro Sérgio Moro, para anulação de sua condenação.

E assim pode acontecer com a grande maioria de políticos e empresários presos e condenados pela Lava Jato, tal qual como a devolução de todos os montantes ‘repatriados’ nos acordos de leniência.

Se isso já não fosse o suficiente para lhe dar um belo de um mal-estar, a tentativa de passar a PEC da imunidade (comentada como PEC da impunidade) é um chute na boca do estômago dos cidadãos de bens. Somos reféns do sistema, como disse o capitão Nascimento no filme ‘Tropa de Elite’, de uma forma bem mais direta e interessante.

Enquanto eles brigam pelo poder, pela manutenção do ‘status quo’, o ‘barco’ afunda, e vocês já sabem que o número de ‘salva vidas’ é bem limitado, e para quem está reservado. Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada!

Análises gráficas

As análises abaixo refletem apenas opiniões de cunho pessoal, e não ecoam de maneira alguma qualquer tipo de recomendação de investimento. Além disso, as mesmas são estritamente gráficas, e não consideram qualquer variável adicional, incluindo as citadas no início desse texto.

Ibovespa

Após alcançar o objetivo que traçamos nas análises anteriores, na casa dos 120mil pontos, o índice brasileiro sentiu o topo do canal de alta marcado em preto no gráfico abaixo, e vem corrigindo de forma acentuada – possibilidade essa que também resaltamos nas análises semanais anteriores.

Pela força de baixa produzida nesta última semana, o alvo na região dos 140mil pontos  –assumindo que o descanso / correção que o levou dos 105mil aos 93mil pontos foi apenas a confirmação de uma bandeira de alta, claramente configurada conforme gráfico abaixo – se tornou menos provável, por enquanto.

Desta forma, supondo a continuidade do movimento corretivo, identificamos suportes importantes, na retração de 50% de fibo da sua última perna de alta, na faixa dos 110mil pontos, assim como na linha inferior do canal mencionado, ao redor dos 105mil pontos.

Contratos de dólar

Os contratos futuros de dólar vêm trabalhando dentro de uma ampla congestão, conforme o retângulo destacado no gráfico abaixo.

A trajetória da moeda americana frente ao real poderá se definir de forma mais clara diante das questões domésticas resumidamente descritas na análise da semana anterior.

O índice DXY reforça a tendência de enfraquecimento do dólar perante às outras moedas, e o rompimento para baixo da consolidação mais recente (marcada por duas linhas horizontas e paralelas em preto na parte inferior à esquerda do gráfico abaixo), sugerem que o dollar index poderá buscar as mínimas que não são alcançadas desde o início de 2018.

S&P 500

O principal índice americano atingiu nesta última semana o objetivo que já vínhamos mencionando desde o 4o trimestre do ano passado.  

“rompeu a consolidação marcada pelo retângulo em preto no gráfico a seguir, e vem produzindo novos topos históricos, no qual enxergamos um potencial de valorização para a faixa dos 3.900 / 4.000 pontos no médio prazo (pela projeção para cima da amplitude do retângulo mencionado – conforme setas em cinza no gráfico abaixo).”

Neste momento vem sentido a resistência relativa à projeção da amplitude do retângulo inferior para cima (topo do 2o retângulo), e se encontra num momento de indefinição.

Commodities / Metais / Bitcoin

Também como vínhamos mencionando desde o ano passado, o preço do barril de petróleo mais do que alcançou o seu preço pré-pandemia.

“O preço do barril de petróleo WTI rompeu para cima uma consolidação entre os 34-42 USD/bbl que se arrastava desde o início de junho deste ano, caminhando para atingir o seu preço pré pandemia na faixa dos 54 USD/bbl.”

Conforme também mencionamos, havia uma boa probabilidade que o preço continuasse a subir, dado ao otimisto de recuperação econômica pelos mercados, e o corte de Capex (investimento) realizado pelas empresas do setor de óleo e gás, sugerindo um futuro possível de desequilíbrio entre oferta e demanda também para o petróleo.

No entanto, os preços podem chegar em breve num patamar de equilíbrio, com os principais produtores reduzindo os cortes de produção realizados durante o período econômico mais intenso da pandemia.

O preço do minério de ferro aós atingir sua máxima histórica, e fazer uma breve correção em cima de uma linha que liga dois importantes topos, vem trabalhando de forma mais ‘equilibrada’, no entanto, dentro de um patamar de preços extremamente alto, historicamente falando.

Como também vínhamos mencionando, o rompimento do canal de baixa marcado pelas duas linhas diagonais e paralelas em cinza, sugeriam graficamente que o cobre poderia alcançar patamares de preços bem interessantes (conforme setas em cinza situadas no canto direito do gráfico abaixo), como aconteceu nestas últimas semanas.

Contudo, chama a atenção as sombras deixadas nas últimas três barras semanais, demonstrando indefinição neste momento.

Ouro / Bitcoin

O metal tem uma importante LTB (linha de tendência de baixa – marcada em vermelho) que não consegue ser rompida, e fechou esta semana com mais uma barra de queda importante, sugerindo a continuidade deste movimento de baixa.

Depois de uma alta surpreendente, e uma correção importante logo em seguida, o bitcoin fechou esta semana com uma alta relevante, sugerindo uma continuidade do movimento de valorização.

Agenda econômica

O calendário econômico desta semana será bem pesado, com a declaração do FOMC, divulgação da atividade industrial nos EUA, entre outros.

Se este conteúdo lhe foi útil de alguma forma, não esqueça de compartilhar nas listas de discussão que você participa.

Aproveitamos também para agradecer as 1.200 inscrições e convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube:

 

Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, TwitterInstagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos. 

Produtos para investidores



Leia também…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2 + 14 =