fbpx

Análise do mercado :: semana 18 à 22 de Outubro

O gráfico abaixo indica que a Bolsa brasileira está sendo negociada em um múltiplo de Preço/Lucro médio bastante baixo, em realidade o mais baixo dos últimos 10 anos. Se o ambiente político estivesse mais favorável poderíamos estar observando um incremento da alocação de capitais no país, e por consequência, a perspectiva de valorização dos ativos seria muito favorável.

No entanto, o ambiente de incertezas em virtude da instabilidade institucional entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário vem contribuindo para uma postura mais conservadora dos investidores de maneira geral e isso se reflete no desempenho recente da bolsa, que há 4 meses, interrompeu sua trajetória de alta e passou a corrigir (cair).

Levando-se em consideração que teremos eleições no ano que vem e ainda os reflexos inflacionários decorrentes da redução de oferta de produtos durante a pandemia e aumento da base monetária, temos aqui os componentes para a manutenção de um ambiente de aversão a riscos.

Os 3 parágrafos anteriores estavam escritos na nossa última análise semanal. Agora os gráficos do índice futuro indicam o rompimento do um canal de baixo que fora estabelecido. Teremos o famoso rally de fim de ano? Leiam nossos comentários a seguir.

 

Análises gráficas

As análises abaixo refletem apenas opiniões de cunho pessoal, e não ecoam de maneira alguma qualquer tipo de recomendação de investimento. Além disso, as mesmas são estritamente gráficas, e não consideram qualquer variável adicional, incluindo as citadas no início desse texto.

Índice futuro da Bovespa

Há 2 semanas atrás escrevemos:

“Por volta dos 116.000 teremos forte resistência.”

Momento de observar com atenção como o mercado se comportará nos próximos dias. Especialmente em virtude da forte valorização que observamos em poucos dias (de 107 até 116.000 pontos) e em virtude de o SP500, índice que reúne as 500 maiores empresas dos EUA, também encontrar-se muito próximo de uma resistência importante.

Contratos de dólar futuro (WDO)

Nitidamente o ativo vem oscilando em um canal de alta. Neste momento, encontra-se à caminho da base do mesmo.

Em relação ao DXY, um fechamento nesta semana abaixo de 93.700 seria uma sinalização mais negativa para o ativo…

Graficamente na periodicidade de 60 minutos temos uma figura de acumulação sendo formada após uma queda importante (movimento prévio).

S&P 500

O principal índice americano, na última semana, aproximou-se de uma resistência importante na região de 4.470 pontos. O gráfico de 60 minutos o ativo encontra-se visualmente esticado e uma correção intermediária seria saudável. Vamos observar com atenção.

Commodities / Metais / Bitcoin

Nas últimas semanas o preço do barril de petróleo vem oscilando fortemente com novas máximas sendo atingidas no contrato WTI. No gráfico de 60 minutos a seguir não há nenhum indicativo de reversão de tendência de alta estabelecida.

Há 2 semanas atrás escrevemos:

“Os preços do minério de ferro vêm corrigindo de forma acentuada, saindo de uma máxima de quase USD 230, chegando a atingir um valor inferior aos USD 126, com potencial para alcançar a região dos USD 113, conforme podemos observar no gráfico a seguir.”

Novamente temos aqui o objetivo atingido. Destacamos o candle formado na última 5a. feira, que poderia indicar uma recuperação / reação no curtíssimo prazo. Vamos acompanhar.

Bitcoin

Segue em tendência de alta inequívoca. O gráfico de 60 minutos a seguir mostra o canal de alta que vem sendo respeitado desde o início de Outubro.

Ouro

O metal, em seu gráfico de 60 minutos, tem suportes e resistência muito nítidos conforme podemos observar no gráfico a seguir. Os suportes mais próximos encontram-se no 1.762 e 1.750 respectivamente. A resistência mais imediata por volta do 1785.

Agenda econômica

A seguir sumarizamos os eventos que serão divulgados nesta semana, de acordo com a Investing.com.

 

Se este conteúdo lhe foi útil de alguma forma, não esqueça de compartilhar nas listas de discussão que você participa.

Aproveitamos também para agradecer as 1.400 inscrições e convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube:

 

Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, TwitterInstagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos. 

Produtos para investidores



Leia também…

Tagged

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

seventeen − 13 =