fbpx

Análise do mercado :: semana 19 à 23 de Abril

Temos o Brasil entrando nos trilhos, no que diz respeito ao ritmo de vacinação. Fato. De acordo com o levantamento do Ministério de Saúde datado do dia 17.04.2021, atualmente +32 milhões de doses já foram aplicadas.

A vacinação pode ser determinante para a retomada de uma vida normal no país. Naturalmente isso pode trazer reflexos positivos aos mercados.

Análises gráficas

As análises abaixo refletem apenas opiniões de cunho pessoal, e não ecoam de maneira alguma qualquer tipo de recomendação de investimento. Além disso, as mesmas são estritamente gráficas, e não consideram qualquer variável adicional, incluindo as citadas no início desse texto.

Ibovespa

Após alcançar o objetivo que traçamos nas análises anteriores, na casa dos 121.200 pontos, o índice futuro brasileiro sentiu resistência e  vem operando de forma relativamente lateral (range entre 120.500 e 121.500), no gráfico de 60 minutos.

O rompimento da banda superior deste range deve levar o mercado a retestar o topo histórico por volta dos  125.000 pontos. Por enquanto os ventos parecem soprar a favor, com o SP500, índice que reúne as 500 maiores empresas dos EUA fazendo novas máximas quase diariamente. Veja nosso comentário a respeito deste índice logo abaixo.

O cenário de alta só estaria ameaçado, no curtíssimo prazo, se o mercado fechasse algum dia, abaixo os 120.000 pontos. Isso representaria a perda da LTA (linha de tendência de alta) que destacamos em vermelho no gráfico abaixo.

Contratos de dólar futuro

Os contratos futuros de dólar sentiram a resistência na região de 5800 pontos e cederam até 5560 pontos. Fechamento da semana nos 5691 pontos.

Deve-se pontuar que um fechamento abaixo de 5550 pontos pode levar o mercado a restar a região de 5460 ou até mesmo a região de 5420 na próxima semana. Vamos observar com atenção.

O índice DXY vem demonstrando fraqueza, mas encontra-se bem próximo de um suporte importante, por volta dos 91.000 pontos. Importante observarmos como o ativo irá comportar-se nessa pontuação. Se o suporte for respeitado, poderemos observar uma nova pernada de valorização do dólar frente à outras moedas globais. Isso geralmente precede movimentos mais bruscos de aversão ao risco.

S&P 500

O principal índice americano segue a trajetória de alta sem nenhum sinal de reversão, por enquanto. Um fechamento abaixo de 4.150 pontos poderia mudar um pouco essa perspectiva de alta. Não tem muitas semanas escrevemos o seguinte sobre as perspectivas do SP500:

“vem produzindo novos topos históricos, no qual enxergamos um potencial de valorização para a faixa dos 3.900 / 4.000 pontos no médio prazo “

Commodities / Metais / Bitcoin

Também como vínhamos mencionando desde o ano passado, o preço do barril de petróleo mais do que alcançou o seu preço pré-pandemia.

“O preço do barril de petróleo WTI rompeu para cima uma consolidação entre os 34-42 USD/bbl que se arrastava desde o início de junho deste ano, caminhando para atingir o seu preço pré pandemia na faixa dos 54 USD/bbl.”

Conforme também mencionamos, havia uma boa probabilidade que o preço continuasse a subir, dado ao otimismo de recuperação econômica pelos mercados, e o corte de Capex (investimento) realizado pelas empresas do setor de óleo e gás, sugerindo um futuro possível de desequilíbrio entre oferta e demanda também para o petróleo.

No entanto, os preços podem chegar em breve num patamar de equilíbrio, com os principais produtores reduzindo os cortes de produção realizados durante o período econômico mais intenso da pandemia.

O preço do minério de ferro aós atingir sua máxima histórica, e fazer uma breve correção em cima de uma linha que liga dois importantes topos, opera neste momento na formação de um pivot de alta que poderia levar o ativo a testar os objetivos de 188 e 194 dólares respectivamente.

Ouro

O metal revisitou a região de 1685 e subiu com força. Parece que nesta semana existe a chance de reteste do patamar de preços de 1785 dólares, lembrando que nesta região temos uma convergência de pontos importantes do gráfico diário e também do gráfico H4 (quatro horas).  Diante deste contexto acreditamos que seria saudável observar uma correção intermediária até por volta dos 1765 dólares, antes da continuidade da trajetória de alta. Vamos acompanhar.

Agenda econômica

O calendário econômico desta semana será bastante importante, como ilustra as agendas abaixo extraídas do investing.com. 

Se este conteúdo lhe foi útil de alguma forma, não esqueça de compartilhar nas listas de discussão que você participa.

Aproveitamos também para agradecer as 1.260 inscrições e convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube:

 

Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, TwitterInstagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos. 

Produtos para investidores



Leia também…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

6 + seventeen =