fbpx

Análise do mercado :: semana 20 à 25 de Julho

Na última semana os mercados foram dominados pelos compradores. Os touros venceram os ursos, sem piedade. 

Nitidamente temos um ambiente de otimismo nos mercados, que estão recuperando-se vigorosamente, alimentados pela liquidez global que inundou as bolsas com as medidas anti-crise tomadas pelas principais economias.

Índice futuro no Brasil

O índice futuro do Brasil fechou a semana acima dos 103.000 pontos. Na nossa percepção era muito importante que o fechamento da semana fosse acima dos 102.400 pontos, o que de fato aconteceu.

Isso abre caminho para o mercado testar as próximas resistências, nas regiões de 103.600, 104.400 e 105.600 pontos respectivamente, que foram projetados de acordo com a expansão alternada de Fibonacci.

Naturalmente os números redondos, isto é, os 104.000 e os 105.000 pontos também tendem a servir de resistências intermediárias nesse caminho rumo aos 105.600 pontos. 

O suporte mais importante, para a próxima semana encontra-se na região de 101.000 pontos, que é por onde passa a base de um canal de alta formado no gráfico de 60 minutos (ver figura a seguir). 

Além disso os 98.000 pontos também deveriam servir como forte suporte, pois esse número foi respeitado por várias semanas até ser superado. Na hipótese de haver uma realização, esse patamar deveria ser respeitado pelo mercado. Vamos acompanhar.

Dólar futuro no Brasil

A moeda americana está fazendo um movimento lateralizado ha alguns dias. Nas nossas análises matinais, temos comentado que o mercado parece ter formado um OCOI (Ombro Cabeça Ombro Invertido), no gráfico de 60 minutos, mas ainda não teve forças para buscar a região de 5,81XX.

Os movimentos de congestão geralmente são um prenúncio de expansões de preço mais amplas. Neste contexto, devemos ficar muito atentos para tentar operar a favor da direção que o mercado seguir.

As resistências mais imediatas para o dólar futuro encontram-se no 5,3860 e 5,4445 e 5,5000 respectivamente. Apenas a superação dessas barreiras poderia levar o dólar a confirmar um movimento direcional de alta.

Um suporte importante para a próxima semana encontra-se na região de 5,2915.

Mercados internacionais (SP500 – EUA e DAX – Alemanha)

SP500: Na última semana chegou a superar uma importante resistência que encontra-se na região de 3.229 pontos, mas fechou a semana com uma estrela cadente, no gráfico de 4 horas. A perda dos 3.219 pontos poderia levar o mercado a corrigir nos próximos dias. 

DAX: Na última semana chegou a superar os 13.000 pontos na semana passada, mas fechou abaixo disso, na última 6a. feira. Parece formar uma cunha, que geralmente precede a inversão da tendência prévia estabelecida. 

O contexto de estrela cadente e possível cunha nos dois ativos exige um acompanhamento destes com atenção, na próxima semana.

A expectativa da recuperação econômica em formato de ‘V’, pressupõe além das medidas fiscais e da massiva injeção de capital pelos governos, a dimuição do nível de contaminação e óbitos causados pelo coronavírus – o que sustentaria, em teoria, um possível retorno mais acelerado às condições de mercado pré-pandemia. 

No vídeo ao lado comentamos sobre os formatos de recuperação das economias.

Petróleo e Ouro  

Passando para as commodities, observamos uma recuperação expressiva nos preços do barril de petróleo, quem vem nesse momento operando num patamar superior à mínima de preços do ano de 2016 – porém, ainda abaixo do ponto de equilíbrio para uma grande quantidade de produtores, especialmente nos EUA. 

No contrato de agosto do Petróleo WTI observa-se uma resistência importante na região de 41 dólares, no gráfico de 4 horas que vem sendo respeitada há várias semanas. 

Somente a superação deste patamar de preços poderia indicar uma recuperação mais vigorosa deste ativo.

Definitivamente, o contexto de incertezas em relação à velocidade de recuperação das economias, pós pandemia deve estar influenciando na continuidade do movimento de alta do ativo.

O Ouro fez novo topo histórico e continua sendo um dos melhores ativos de reserva de valor (defensivo em momentos de crise), e pode ser bem importante num período em que países imprimem dinheiro indefinidamente, o que pode gerar num futuro próximo uma instabilidade em termos de confiança no poder de aquisição destas.

Na última semana tivemos o rompimento de uma resistência na região de 1.800 pontos. 

No gráfico de 4 horas, pode-se observar um retângulo que é uma figura clássica de congestão. É bastante comum notarmos o mercado “andar de lado” após um movimento mais forte de expansão e é isso que está acontecendo com o ouro, neste momento.

As resistências desse intervalo de congestão encontram-se por volta dos 1.813-1.817 pontos. E os suportes por volta dos 1.795-1790 pontos.

Agenda econômica

Olhando para o calendário econômico, teremos nesta semana vários feriados no Japão (5a. e 6a. feira), justamente nas datas que serão divulgados os pedidos de seguro desemprego e vendas de casas novas nos EUA, que são divulgações que normalmente trazem volatilidade aos mercados

Já vi (Estevão escrevendo aqui) muitas vezes o mercado iniciar um movimento corretivo mais forte justamente quando existem feriados prolongados. Vamos ficar atentos!!!

Sumarizamos abaixo, o calendário divulgado pela Investing.com, filtrando apenas os eventos que normalmente trazem mais volatilidade aos mercados.

Divulgação de balanços

Vale comentar também que na próxima semana haverá a divulgação de resultados de muitas empresas importantes.

Destaque para a divulgação de resultados da Microsoft e Amazon, na 4a. e 5a. feira respectivamente. Além destas a IBM, Coca-Cola, Tesla, Twitter e American Express também divulgarão seus resultados. Abaixo disponibilizamos a lista completa:

Aproveitamos também para convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube

 

Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, TwitterInstagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos. 

Produtos para investidores



Leia também…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

7 + 7 =