fbpx

Análise do mercado :: semana 26 à 30 de Abril

O presidente do Brasiil finalmente sancionou o orçamento de 2021 com veto a R$ 19,767 bilhões, cancelados definitivamente, e bloqueio adicional de R$ 9,3 bilhões em despesas discricionárias, que podem ser liberados no decorrer deste ano.

Este em teoria, é menos um problema pela frente. A pandemia ainda atua de forma muito forte no país, embora haja um leve sinal de arrefecimento, e a CPI da covid, com uma provável relatoria do senador Renan Calheiros, e com integrantes majoritariamente de oposição ao governo, ainda pode gerar problemas para Jair Bolsonaro.

Nos EUA, o presidente Joe Biden também aponta que todos os gastos americanos de dimensões sem precedentes, terão como contrapartida o aumento de impostos, o que é uma propensão quase que óbvia quando há o aumento do endividamento público. Se dá de um lado, mas se tira de outro.

Até o momento esse inclinamento já sabido pelo ‘ajuste de carga tributária’ não afetou a apreciação do mercado de capitais por lá. O VIX vem descansando preguiçosamente, voltando aos patamares pré-pandemia, no entando, divergindo do seu índice implícito VVIX, conforme artigo publicado na investing.com.

Será que teremos surpresas pela frente?

Análises gráficas

As análises abaixo refletem apenas opiniões de cunho pessoal, e não ecoam de maneira alguma qualquer tipo de recomendação de investimento. Além disso, as mesmas são estritamente gráficas, e não consideram qualquer variável adicional, incluindo as citadas no início desse texto.

Ibovespa

Após alcançar o objetivo traçado nas análises anteriores, na casa dos 120mil pontos, o índice brasileiro sentiu o topo do canal de alta marcado pelas duas linhas diagonais e paralelas em preto no gráfico abaixo, e após uma correção acentuada, vem se recuperando lentamente em direção ao seu topo histórico.

O alvo na região dos 140mil pontos – assumindo que o descanso / correção que o levou dos 105mil aos 93mil pontos foi apenas a confirmação de uma bandeira de alta, se mantém, e nesse momento de forma mais paupável.

Como suportes atualmente importantes, destaca-se a retração de 50% de fibo da sua última perna de alta, na faixa dos 110mil pontos, assim como a linha inferior do canal mencionado, ao redor dos 105mil pontos.

Numa visão dolarizada,  observa-se que o ibovespa se encontra dentro de um canal amplo de alta, e vai em direção à média de 200 períodos, que costuma ser uma importante região de suporte / resistência, conforme demonstra o gráfico a seguir.

Contratos de dólar

Os contratos futuros de dólar vêm trabalhando dentro de uma ampla congestão, conforme o retângulo destacado no gráfico abaixo.

A moeda americana vem mostrando um determinado enfraquecimento diante das moedas de países emergentes, como a do Brasil.

O índice DXY nestas últimas semanas também vem evidenciando um enfraquecimento do dólar frente às moedas de países emergentes, conforme verifica-se no gráfico abaixo.

S&P 500

O principal índice americano continua a subir após atingir o objetivo que já vinha mencionando desde o 4o trimestre do ano passado.  

“rompeu a consolidação marcada pelo retângulo em preto no gráfico a seguir, e vem produzindo novos topos históricos, no qual enxergo um potencial de valorização para a faixa dos 3.900 / 4.000 pontos no médio prazo (pela projeção para cima da amplitude do retângulo mencionado – conforme setas em cinza no gráfico abaixo).”

Observa-se que este vem fazendo máximas históricas semanais, com recentes divulgações de dados robustos da economia americana, como o último payroll, manutenção de uma política monetária dovish, e estímulos fiscais ‘infinitos’ (que podem gerar uma série de outros problemas mais pra frente).

A tendência de alta é clara, e inegável. Contudo, relativamente esticada.

Commodities / Metais / Bitcoin

Também como mencionado desde o ano passado, o preço do barril de petróleo mais do que alcançou o seu preço pré-pandemia.

“O preço do barril de petróleo WTI rompeu para cima uma consolidação entre os 34-42 USD/bbl que se arrastava desde o início de junho deste ano, caminhando para atingir o seu preço pré pandemia na faixa dos 54 USD/bbl.”

Conforme também escrito anteriormente, havia uma boa probabilidade que o preço continuasse a subir, dado ao otimisto de recuperação econômica pelos mercados, e o corte de Capex (investimento) realizado pelas empresas do setor de óleo e gás, sugerindo um futuro possível de desequilíbrio entre oferta e demanda também para o petróleo.

No entanto, os preços podem ter estacionado num patamar de equilíbrio, com os principais produtores balanceando os cortes de produção realizados durante o período econômico mais intenso da pandemia, tentando mantê-los num nível saudável, mas nem tanto atrativo para o setor de shale.

Os preços do minério de ferro e de cobre depois de subirem de forma muito acentuada, num misto de disrupção da cadeia de suprimentos, e uma demanda inesperada vinda principalmente da China, voltaram a subir, e caminham para suas máxima históricas. 

Ouro / Bitcoin

Mesmo depois de uma recuperação nesta última semana, o metal tem uma importante LTB (linha de tendência de baixa – marcada em vermelho) que está sendo testada neste momento, e se rompida, pode representar uma alta mais importante do ouro.

Já o bitcoin, fez uma realização importante nesta semana, e a continuidade da correção nesta semana poderá representar um movimento mais expressivo pela frente.

Agenda econômica

O calendário econômico desta semana será bastante importante, como ilustra as agendas abaixo extraídas do investing.com. 

Se este conteúdo lhe foi útil de alguma forma, não esqueça de compartilhar nas listas de discussão que você participa.

Aproveitamos também para agradecer as 1.240 inscrições e convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube:

 

Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, TwitterInstagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos. 

Produtos para investidores



Leia também…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

fourteen − five =