fbpx

Análise do mercado :: semana 30 agosto à 03 de SETEMBRO

Análises gráficas

As análises abaixo refletem apenas opiniões de cunho pessoal, e não ecoam de maneira alguma qualquer tipo de recomendação de investimento. Além disso, as mesmas são estritamente gráficas, e não consideram qualquer variável adicional, incluindo as citadas no início desse texto.

Ibovespa Futuros

Observamos na última semana os mercados se recuperando após revisitarem a região de 115.000 pontos, no índice futuro. Podemos observar no gráfico abaixo a formação de uma linha de tendência de alta (destacada na cor laranja). Nitidamente o mercado vem fazendo topos e fundos ascendentes, após praticamente 4 meses de queda.

Nesta semana, a superação dos 121.700 pontos seria um marco importante, dado que confirmaria a continuidade da formação de topos e fundos ascendentes. Por outro lado, um fechamento abaixo de 119.500 pontos seria um sinal bastante negativo.

Contratos de dólar futuro

Os contratos futuros de dólar rompeu uma linha de tendência de alta (LTA) que vinha sendo respeitada desde o final de Agosto, conforme destacado no gráfico abaixo. A moeda americana voltou a se desvalorizar, seguindo a mesma trajetória do DXY, que mede o valor do dólar frente a uma cesta de outras moedas (ver gráficos a seguir). Se não houver nenhum solavando no risco fiscal e as intermináveis crises políticas, e observarmos avanços na agenda de privatizações (Correios) e reformas (tributária e administrativa),  a faixa abaixo dos USDBRL 5,00 parece uma realidade nas próximas semanas.

O índice DXY se encontra numa região importante de suporte na faixa de 92.500 pontos.

S&P 500

O principal índice americano continua fazendo máximas históricas de forma consecutiva. Próximos alvos 4.520 e 4.550 pontos respectivamente, conforme destacamos no gráfico abaixo.

A economia americana ainda vem produzindo sinais de recuperação, no entanto, com divulgações de indicadores por muitas vezes dúbios. Nesta semana teremos a divulgação dos dados de desemprego na 6a. feira, o famoso Payroll.

A tendência de alta se mantém até segunda ordem, com uma projeção de alvo na casa dos 4.550 pontos, conforme gráfico abaixo.

Commodities / Metais / Bitcoin

Nas últimas semanas o preço do barril de petróleo (WTI) vem oscilando bastante com o receio no lado da demanda perante o aumento do contágio pelo coronavírus ao redor do mundo. Mais recentemente tivemos a perda de uma linha de tendência de alta que fora formada na semana passada. Os alvos mais imediatos para essa correção situam-se na faixa de 65 dólares, conforme podemos observar as retrações de Fibonacci de 50% e 61%, no gráfico abaixo.

Os preços do minério de ferro vêm corrigindo de forma acentuada, saindo de uma máxima de quase USD 230, chegando a atingir um valor infeior aos USD 150 (correção de – 35%).

Ouro / Bitcoin

O metal parece dar sinais que de fato rompeu para cima uma importante congestão, após a superação da região de 1.805 dólares, com alvo mais imediato na região de 1.830 dólares.

Já o bitcoin depois de testar a faixa dos USD 30mil por algumas vezes, voltou a subir, e agora sentiu a resistência dos USD 50mil, um número redondo forte. Temos aparentemente a formação de uma figura de acumulação, um triângulo. O mais prudente é aguardar o rompimento deste triângulo para decidirmos a melhor forma de operar o ativo.

Agenda econômica

O calendário econômico desta semana é bem importante. Sumarizamos abaixo as divulgações mais relevantes do calendário global e também do mercado brasileiro.

Se este conteúdo lhe foi útil de alguma forma, não esqueça de compartilhar nas listas de discussão que você participa.

Aproveitamos também para agradecer as 1.367 inscrições e convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube:

 

Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, TwitterInstagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos. 

Produtos para investidores



Leia também…

Tagged

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ten + 11 =