fbpx

Controle o risco que você corre em cada trade!

O controle de risco é muito importante na vida dos traders.

Nesse post vamos lhe mostrar uma regra de ouro, que poderá ajudá-lo a sobreviver neste mercado.

Primeiramente precisamos ter claro que no mercado financeiro, existem muitos amadores atuando, mas também existem muitos traders profissionais.

O dinheiro que você tem na conta da sua corretora, é o seu capital de trabalho. Portanto, é muito importante proteger esse capital com “unhas e dentes”, caso contrário, estará fora do mercado em pouquíssimo tempo.

No livro Aprenda a Operar no Mercado de Ações, do Alexander Elder, o autor sugere que todo trader deve entrar numa operação com alvos e limites de perdas previamente definidos.

Veja este exemplo, de um trade que realizamos em janeiro de 2018. Iniciamos o planejamento em dezembro de 2017 e chegamos a publicar na nossa conta do Instagram.

Mas a mensagem mais importante que gostaríamos de passar com esse artigo está desenhada abaixo. Olhe com atenção este desenho e tente interpretá-lo, antes de ler o próximo parágrafo.

O desenho pode parecer simplório. Bobo até. Mas a mensagem é muito forte. Se você observar, tentamos aqui resumir o que acontece na prática, com aqueles que não têm um gerenciamento de risco adequado. Os números mostram o desempenho de um trader em 2 anos. Basicamente, o que aconteceu com esse trader fictício foi:

1. No primeiro ele perdeu 50% do seu capital de trabalho.

O saldo inicial da conta era $ 100 e ele terminou o ano com um saldo de $ 50.

2. No segundo ano, ele precisou dobrar o capital para voltar ao saldo inicial do primeiro ano.

Neste exercício numérico simples, pode-se concluir o quão difícil é a missão de viver do mercado para os traders que não possuem um gerenciamento de risco eficaz, na sua rotina de trades.

A regra de ouro sugerida pelo Dr. Alexander Elder é: nunca arrisque em uma operação mais do que 2% do seu capital de trabalho.

Se este conteúdo lhe foi útil de alguma forma, não esqueça de compartilhar nas listas de discussão que você participa.

Aproveitamos também para agradecer as 902 inscrições e convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube:

 

Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, TwitterInstagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos. 

Produtos para investidores



Leia também…

Ibovespa

Observamos que depois de um ‘descanso’ de aproximadamente um mês, o IBOV fez duas barras bem expressivas de altas, para fechar a última semana com um doji (barra de indecisão). Contudo, o mesmo voltou para dentro de um canal de alta formado no início de 2016, e a linha inferior deste pode talvez trabalhar como um possível suporte, se necessário. Ou seja, nesse momento estamos numa clara tendência de alta, e correções mais acentuadas fazem parte do jogo.

Para quem opera o intraday, além da nossa análise semanal, convidamos a todos à assistirem o matinal que fazemos diariamente no nosso canal do youtube, no qual falamos sobre os principais índices do mundo, moedas, commodities, metais, num intervalo que vai entre 5-15min.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

thirteen − 4 =