

Psicologia por trás do padrão
ENGOLFO “de alta”
Uma tendência de baixadesenvolve-se há algum tempo.
Um pequeno candle de baixa sem volume é formado e logo em seguida, surge um candle que abre fazendo novas mínimas em relação ao candle anterior e repentinamente reverte esse movimento de queda, engolindo completamente o corpo do candle prévio.
O efeito desse movimento contrário assusta todos os vendedores que abriram posições de venda no candle anterior, fazendo com que muitos optem por fecharem suas posições. Dessa forma, o volume deste novo candle geralmente é superior ao do candle anterior.
A confirmação dá-se no próximo candle, que deve superar a máxima do candle que produziu grande volume de negociação pelo fechamento das posições vendidas.
ENGOLFO “de baixa”
Mesma situação descrita anteriormente, no sentido inverso.
Pode-se observar na figura abaixo que o “Engolfo de baixa”, numa perspectiva de combinação dos 2 candles, é idêntico a uma “Shooting star”, também conhecida como “estrela cadente” (figura 3.10). No caso do “Engolgo de alta” podemos notar sua semelhança com um “Hammer”, também conhecido como “Martelo” (figura 3.9).
O exemplo da Rowan, confirmado no dia 12 de agosto de 2002.
Observem que no dia 11 o mercado abriu abaixo do nível de fechamento do candle do dia 10, e repentinamente tomou o sentido contrário fechando perto da máxima.
No dia seguinte, 12, dá-se a confirmação com a abertura superando a máxima do dia anterior. Isso obriga os vendedores a fecharem suas posições e impulsiona o papel, revertendo a tendência de baixa que vinha sendo observada.


O exemplo da Costco, confirmado no dia
13 de outubro de 1999
Observem que no dia 12 o mercado fez um candle de força indicando a continuidade da alta.
No dia 13, o mercado abre e não consegue fazer nova máxima tomando a direção contrária e assustando os compradores.
No dia 14 temos a confirmação da reversão, com a perda da mínima do candle do dia anterior, com os compradores fechando suas posições.
Para assistir a explicação desse padrão em vídeo acesse o link abaixo.
Aproveitamos também para convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube:
Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, Twitter e Instagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos.