fbpx

Larry Lewin – Os segredos de um trade livre de emoções

Tentamos trazer aqui as lições mais importantes que conseguimos extrair do livro. Ao nosso ver os pontos abaixo resumem as (ou pelo menos parte) características fundamentais que todo trader precisa colocar em prática para atingir a consistência.

Está bem resumido, mas a intenção foi exatamente essa. Esperamos que contribua de alguma forma para o crescimento de todos.

  • Crie metas diárias / semanais / mensais.
  • Disciplina e paciência. Crie regras claras de negociação, para entrar somente em operações dentro dessas regras pré-estabelecidas. “Não quebre as mesmas, e não entre em uma operação achando que vai perder nela a oportunidade do universo”. Os mercados abrem praticamente todos os dias, e eles não deixam de se movimentar. Fazer dinheiro com a “regra quebrada” pode lhe trazer um lucro que pode custar caro, já que lhe induzirá a não seguir as regras nas próximas vezes também. Seguí-las de forma consistente é a única maneira de ser um profissional bem sucedido. Se você decidir não seguir suas regras só dessa vez, você fará parte de 80-90% dos traders que perdem dinheiro. Não se deixe tornar mais um na estatística. Siga sempre as normas. Não haja “só dessa vez.”
  • Contudo, aja imediatamente às oportunidades que você vê no mercado, sem hesitação. Nas operações, não há resultado garantido. Em todas elas você estará se colocando em risco, bem como o seu dinheiro. Isso é algo que você vai ter que aprender a viver para prosperar no ambiente da Bolsa. Não há outras opções. Você deve aprender a se sentir confortável com a tomada de riscos.
  • Não seja ganancioso. Proteja os trades vencedores tão logo o momento certo chegar. Não deixe trades vencedores virarem operações perdedoras.
  • Seja flexível, e opere sem viés. Tenha em mente que você poderá estar errado. O mercado é soberano e se movimentará para o lado que quiser.
  • Aprenda a perder, e mais importante ainda, a identificar e sair das operações perdedoras o quanto antes.
  • Opere com stops. O mais importante que você pode fazer é manter o seu risco ao menor nível possível. Minimizar o risco é 100 vezes mais importante do que encontrar trades vencedores.
  • Nenhum trade passado tem influência sobre a próxima operação. Não se sinta compelido a recuperar o que você eventualmente acabou de perder. Não desafie o mercado. Esta é certamente uma atitude errada. Você tem que seguir o fluxo do mercado, e não combatê-lo.
  • Não seja passivo nas operações, isto é, não ‘torça’ para que o mercado se movimente para uma determinada direção. Desta forma, você estará transferindo a responsabilidade da sua operação para o mesmo. Infelizmente, o seu desejo e esperança não terão qualquer influência sobre a direção que o mercado tomará.
  • Se perdoe e não opere com medo. Não foque intensamente e continuamente nos seus erros e decisões equivocadas. Caso contrário, quando estiver em um trade vencedor, seu medo de perder o levará a se concentrar no que o mercado pode lhe tirar, e o fará sair da operação de forma antecipada, independentemente do potencial de lucro existente (e poderá ficar ainda pior se o mercado seguir o seu caminho de lucro, fazendo com que fique ainda mais estressado por não ter ficado no trade um pouco mais). Por isso é importante se perdoar. Não precisamos tomar uma posição emocional sobre os desvios que nos levaram aos erros do passado. O importante é a nossa direção e objetivos presentes. Precisamos reconhecer nossos próprios erros como enganos, para assim, corrigirmos o nosso rumo para uma nova direção.

O livro fala também sobre a importância da auto imagem, e de uma técnica de visualização que poderá lhe ajudar a atingir os seus objetivos (bastante interessante).

Esperamos que tenham gostado do ‘apanhado’ acima. Temos certeza que muitos se identificarão na leitura.

Forte abraço e…

Bora pra cima !!!

Diariamente discutimos essas estratégias no nosso canal do Telegram

Aproveitamos também para convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube

1. Tira DÚVIDAS: QUANTO dá pra GANHAR operando POUCOS LOTES?

2. Estudo do padrão de Candlestick: Bebê abandonado

3. Vídeo sobre Zonas de Oferta e Demanda

4. Conheça 5 sinais que podem anteceder uma crise

5. Estudo sobre o padrão de reversão HARAMI

6. Estudo sobre o padrão three white soldiers /black crows

7. Saiba mais sobre o índice DXY

8. A crise na pandemia: recessão, depressão, e tipos de recuperação econômica 

9. Acerte mais com a utilização do MACD Histograma

Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, TwitterInstagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos. 

Produtos para investidores

Leia também…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

8 + fifteen =