fbpx

O poder do hábito – Charles Duhigg

O Poder do Hábito foi escrito pelo repórter do New York Times Charles Duhigg, que há duas décadas pesquisou como os hábitos funcionam.

 

A partir desse entendimento, qualquer pessoa pode trabalhar para transformar seus hábitos. E essa transformação pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte, de acordo com Duhigg.

Muitos traders precisam exatamente disso! Transformar hábitos, para que possam atingir a tão esperada consistência no mercado financeiro. E é por esse motivo que o livro é tão famoso entre aqueles que desejam transformar a atividade de trading, em sua principal fonte de renda.

O livro fala também sobre a importância da auto imagem, e de uma técnica de visualização que poderá lhe ajudar a atingir os seus objetivos (bastante interessante

Em um dos diversos exemplos citados pelo autor, Charles Duhigg explica como conseguiu parar com o hábito de consumir cookies no meio do dia de trabalho. Ele só conseguiu mudar esse hábito depois de compreender o que o levava diariamente a uma cafeteria para comê-los. Sua conclusão foi que as visitas diárias à cafeteria eram alimentadas pela necessidade de socialização

Mudar um hábito é um processo muito difícil, por exigir dedicação e disciplina.

Hábitos cotidianos são comportamentos repetitivos que realizamos por anos e anos como: tomar banho, dirigir, etc. Através da repetição destes comportamentos que os hábitos são formados. Como o cérebro está sempre procurando maneiras de poupar esforços, essas ações inconscientes são repetidas automaticamente com o tempo. O “Loop do Hábito”, é a forma como um hábito é incorporado.

Começa com uma Deixa: estímulo que manda o cérebro entrar em modo automático, e indica qual hábito deve ser usado. Leva a uma Rotina: que é a forma como executamos a deixa

Recompensa: que ajuda o cérebro, a saber, se vale à pena memorizar este loop para o futuro.

O Loop pode ser exemplificado facilmente. Os Alcoólicos Anônimos mudam vidas atacando hábitos nocivos, promovendo hábitos que ajudam os dependentes químicos a livrar-se do vício da bebida.

Naturalmente, para qualquer mudança, é necessário muita concentração para que o resultado possa ser alcançado. Após identificar a Deixa, a Rotina e a Recompensa, você pode manter todo o processo e substituir somente a rotina no processo.

Conclusão

A partir da leitura do livro O poder do Hábito, você poderá identificar um hábito que deseja mudar e trabalhar uma rotina alternativa. São basicamente 4 passos:

  1. Identifique a rotina que você quer mudar
  2. Defina as recompensas
  3. Identifique a razão (deixa)
  4. Tenha um plano para alterar a rotina que produza a mesma recompensa

“Transformar um hábito não é necessariamente fácil nem rápido. Nem sempre é simples. Mas é possível. E agora entendemos como.” Charles Duhigg

Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, TwitterInstagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos. 

Produtos para investidores


Leia também...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

5 × 5 =