fbpx

Payroll é principal indicador econômico do mercado financeiro

Divulgado geralmente na primeira semana de cada mês, esse indicador é sempre acompanhado por grandes players pela alta volatilidade que traz ao mercado quando é divulgado.

 

O Payroll, ou Nonfarm Payroll é o indicador que mostra o comportamento da folha de pagamentos não-agrícola norte-americana. Este indicador inclui toda força de trabalho, excluindo o setor primário, e mede quantas pessoas estão empregadas e recebem salário nos Estados Unidos.

Divulgado pelo Bureau of Labor Statistics, faz parte de um importante relatório sobre a situação de empregos do país, porque é responsável por considerar cerca de 80% dos trabalhos que servem para o cálculo do Produto Interno Bruto dos EUA. A partir do “Payroll” é possível analisar também outros dados relevantes no contexto econômico, como por exemplo, quantos empregos foram criados no último mês, se a taxa de desemprego aumentou, entre outros.

Juntamente com o Payroll são divulgados também outros indicadores que possuem grande relevância e merecem atenção:

Taxa de Desemprego

A taxa de desemprego é medida do percentual da força de trabalho total que está desempregada. Um valor acima ao esperado pode significar fraqueza para o mercado de trabalho nos EUA e atinge negativamente o dólar americano.

relevantes no contexto econômico, como por exemplo, quantos empregos foram criados no último mês, se a taxa de desemprego aumentou, entre outros.

Juntamente com o Payroll são divulgados também outros indicadores que possuem grande relevância e merecem atenção:

Balança Comercial

O Índice da Balança Comercial mede a diferença de exportações e importações. Dados de exportações podem refletir crescimento da economia do país. Já os dados de importações podem indicar uma maior demanda doméstica. Para pagar as exportações do país, os estrangeiros precisam comprar a moeda nacional, tendo um efeito considerável sobre o dólar americano. Valores acima ao esperado são considerados positivos para o dólar americano.

relevantes no contexto econômico, como por exemplo, quantos empregos foram criados no último mês, se a taxa de desemprego aumentou, entre outros.

Juntamente com o Payroll são divulgados também outros indicadores que possuem grande relevância e merecem atenção:

Ganho médio por hora trabalhada (mensal ou anual)

Indica a variação da taxa básica média horária das principais indústrias – a inflação dos custos trabalhistas. Esses números dão uma boa noção do crescimento da renda pessoal durante o mês ou ano.

Como interpretar o Payroll?

O ponto chave é que esse indicador serve como medida de desempenho da economia americana.

Um Payroll muito abaixo do previsto revela que a economia americana está desaquecida, pelo menos em relação ao último mês. Isso pode nos indicar problemas como: aumento dos desemprego, aumento do trabalho informal, diminuição do salário, entre outros.

O relatório inteiro, com os demais importantes indicadores servem como uma espécie de termômetro da economia americana. A situação empregatícia e salarial do país refletem como um todo também no cenário financeiro de todo o mundo.

Em dias de divulgação do Payroll, espera-se um mercado com alta volatilidade. Após alguns segundos da liberação do dado o reflexo já é sentido pelo mercado.

Neste vídeo mostramos uma operação realizada no mercado alemão, quando houve a divulgação do payroll.

Aproveitamos também para convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube

 

Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, TwitterInstagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos. 

Produtos para investidores



Leia também…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

13 − twelve =