Para quem tiver interesse em ter essa obra prima, no idioma original (inglês), pode comprá-lo aqui.
Reminiscências de um Especulador Financeiro é um livro clássico que foi publicado pela primeira vez em 1923. Há quase 100 anos é uma das publicações mais vendidas do mundo, principalmente à profissionais que atuam no mercado de ações.
É comum as obras ficarem obsoletas, com o passar dos anos, mas esse livro é extremamente atual na sua descrição do comportamento dos investidores, ou seja, apesar da evolução do mercado, o fator humano tem características que permanecem as mesmas.
O livro narra a vida de Jesse Livermore; Edwin Lefèvre é um pseudônimo. Ele começou sua vida profissional como contínuo (repassando cotações) numa corretora e tornou-se um especulador bem-sucedido no mercado americano.
O livro é de leitura fácil e informal e compartilha com o leitor muitas dicas sobre o comportamento a ser adotado em determinadas situações.
Por exemplo: “…existem poucos erros maiores que querer fazer ‘preço médio’ para reverter um prejuízo. Sempre que há perspectiva de perda, venda; e de alta, compre.”
No Brasil, foi traduzido e recebeu o título “Reminiscências de um Especulador Financeiro” pela Makron Books em 1994, e pela editora Campus em 2008, sob o título de “Memórias de um Operador da Bolsa”.
Lefèvre supostamente se aproximou de Jesse Livermore, um dos grandes investidores da época, e teria sido seu ghost writer para nesta biografia, retratando seu aprendizado e evolução no mercado de ações, testemunhando em diversas passagens como um garoto pobre conseguiu tornar-se um dos investidores mais bem sucedidos de sua época. Na obra Jesse Livermore foi transformado no personagem principal, L. Livingston, que narra a história em primeira pessoa.
O livro mostra também os altos e baixos da carreira de Livermore, que chegou à fazer fortuna e quebrar várias vezes. É interessante comentar que livro foi publicado antes da grande depressão de 1929, crise que ele antecipou (e ganhou muito dinheiro).
Um especulador experiente desfrutará a leitura do livro identificando situações semelhantes, ocorridas em outro país e mais de meio século depois; os não iniciados apreciarão uma introdução muito rica a um mundo fascinante.
Aproveitamos também para convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube:
Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, Twitter e Instagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos.