fbpx

Zonas de Oferta e Demanda + vídeo! Aumente sua taxa de acertos.

Poucos traders no Brasil comentam sobre a importância das Zonas de Oferta e Demanda.

Essas regiões são formadas sempre que os preços atingem uma determinada faixa de negociação que é prontamente rejeitada, nos candles posteriores.

Normalmente, quando isso acontece, são formadas sombras nos candles (ver figura a seguir). Essas sombras indicam justamente essa rejeição do mercado em manter-se realizando negócios naquela faixa de preços.

Quando maior o tempo gráfico, mais importante será o sinal de rejeição. Isto é, se visualizarmos 2 ou 3 sombras consecutivas num gráfico de 4 horas, por exemplo, pode-se afirmar que a área ocupada pelas sombras é uma zona de oferta ou demanda.

Quando passei a privilegiar entradas nestas zonas de oferta e demanda, que passei a desenhar nos gráficos de candles de 4 horas e de 60 minutos, minha taxa de acerto melhorou consideravelmente. Por consequência, a quantidade de stops, reduziu-se significativamente.

A figura a seguir mostra um exemplo de zona de oferta e demanda, num gráfico com candles de 5 minutos. Relembro que este não é o tempo gráfico que eu costumo desenhar as zonas de oferta e demanda, pois prefiro fazê-lo em tempos gráficos maiores, mas fica evidente o seu funcionamento independentemente do tempo gráfico.

Se estiver comprado, o stop ficaria abaixo de uma zona de demanda. Se estiver vendido o stop ficaria acima de uma região de oferta. Vide quadro a seguir.

Pode parecer simplório, mas se você simplesmente demarcar nos gráficos as regiões de oferta e demanda, ficará mais fácil definir as entradas e saídas de cada operação executada. Basta você posicionar o stop das suas operações acima da zona de oferta quando estiver vendido ou abaixo da zona de demanda quando estiver comprado. Simples assim!

Fazendo isto certamente irá notar em pouco tempo que a quantidade de stops acionados será reduzida significativamente e também que seus trades terão uma taxa de acerto mais favorável.

Outra questão fundamental é nunca perder de vista que o desenho das zonas de oferta e demanda em tempos gráficos maiores, prevalece sobre aquelas zonas de gráficos de menor periodicidade.

Resumindo, se você identificar uma zona de oferta no gráfico de 4 horas, certamente esta zona tende a ser mais respeitada que uma zona de oferta de um gráfico de 15 minutos, por exemplo.

Dessa forma, podemos encerrar esse post com a fixação da seguinte mensagem: traders que se orientam pelas regiões de oferta e demanda conseguem operar sem nenhum indicador e conseguir taxas de acerto muito boas. O vídeo abaixo também fala desse tema!

Se este conteúdo lhe foi útil de alguma forma, não esqueça de compartilhar nas listas de discussão que você participa.

Aproveitamos também para agradecer as 902 inscrições e convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube:

 

Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, TwitterInstagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos. 

Produtos para investidores



Leia também…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

sixteen + 15 =